A vivo e a ZEISS juntam-se numa parceria global para a captação de imagens em dispositivos móveis

SHENZHEN / RP China; OBERKOCHEN/Alemanha, 17 de De

A vivo e a ZEISS anunciaram hoje uma parceria estratégica a longo prazo no sentido de desenvolver e promover em conjunto inovações revolucionárias na tecnologia de imagem para dispositivos móveis. O primeiro "sistema de imagem co-projectado pela vivo ZEISS" estará integrado na série vivo X60.

No acordo de colaboração, a vivo e a Zeiss irão estabelecer o vivo ZEISS Imaging Lab, um programa conjunto de Investigação e Desenvolvimento destinado à inovação da tecnologia de imagem em dispositivos móveis para os emblemáticos smartphones da vivo. Esta colaboração estratégica e multi-facetada tem como objectivo permitir à vivo e à Zeiss unir esforços no sentido de desenvolver uma tecnologia avançada de fotografia para dispositivos móveis. A vivo é um dos maiores fabricantes de smartphones a nível global com um profundo conhecimento das necessidades dos consumidores e um grande domínio da imagem integrada, e a ZEISS é uma das principais marcas mundiais a nível de óptica e opto-electrónica, sendo pioneira no ramo das imagens profissionais e móveis.

Além do programa conjunto de Investigação e Desenvolvimento, as empresas irão lançar a campanha "vivo ZEISS Master Photography" para promover o sistema de imagem co-projectado pela vivo ZEISS e para inspirar os utilizadores a tirar partido da sua criatividade com os emblemáticos smartphones da vivo.

"Através desta parceria, a tecnologia de imagem da ZEISS estará ao alcance de muitos mais consumidores. Com base na sinergia e complementariedade dos conhecimentos ópticos e das novas tecnologias digitais, a vivo e a ZEISS tencionam tornar esta colaboração estratégica o ponto de partida para a criação de novas oportunidades para as imagens em dispositivos móveis, permitir uma maior criatividade, de modo a apoiar o desenvolvimento saudável e duradouro de toda a indústria," afirma Spark Ni, Vice Presidente Sénior e CMO da vivo.

"A parceria entre a vivo e a ZEISS tem tudo a ver com imagens em dispositivos móveis," afirmou Joerg Schmitz, Responsável por bens de consumo da ZEISS. "A amplitude de conhecimento da ZEISS em imagem e tecnologias ópticas que já se vem desenvolvendo há décadas irá permitir à vivo melhorar o desempenho de imagem dos seus emblemáticos smartphones."

Nos últimos 25 anos, a vivo conseguiu obter um conhecimento profundo das necessidades diferenciadas dos consumidores através de uma investigação abrangente. Com uma Investigação e Desenvolvimento ancorada nas necessidades dos consumidores e através de esforços de inovação, a vivo desenvolveu gerações de produtos móveis que têm merecido a procura e confiança dos consumidores. Na era da fotografia de smartphone, a vivo conseguiu prever a forte procura dos consumidores a nível mundial no que se refere a inovações em imagens móveis. Deste modo, a vivo considera a inovação no campo da imagem uma das áreas mais importantes para a satisfação das necessidades dos consumidores a longo prazo. Até à data, a vivo estabeleceu centros de Investigação e Desenvolvimento de imagem em todo o mundo, tendo ao seu serviço mais de 700 funcionários nesta área.

A vivo e a ZEISS partilham os mesmos objectivos, com um foco conjunto na tecnologia de ponta e no design avançado. Esta compatibilidade mútua exemplar irá abrir caminho para inovações revolucionárias, lançando as bases que irão definir os contornos desta parceria estratégica global no campo da imagem ao longo do tempo.

A colaboração entre a vivo e a ZEISS é um marco para o futuro das imagens móveis. Ambas as empresas irão trabalhar em conjunto para tornar possível as imagens móveis com enfoque em capacidades complementares. Por um lado, os conhecimentos e tecnologias ópticas da ZEISS irão melhorar significativamente o desempenho óptico das imagens móveis, transpondo as imagens ópticas móveis dos emblemáticos smartphones da vivo para todo um novo nível. Por outro, a vivo, com os seus 380 milhões de utilizadores em todo o mundo, possui um grande conhecimento das preferências dos consumidores no que diz respeito a imagens móveis. Com o desenvolvimento e co-projecto de componentes ópticos com a ZEISS, juntamente com as capacidades de imagem integrada da vivo, esta vai oferecer aos consumidores de todo o mundo uma experiência de fotografia móvel mais apelativa, mais fácil de utilizar e mais profissional.


Acerca da vivo

A vivo é uma das principais empresas tecnológicas globais orientadas para os produtos, com a sua área de negócio central focada nos dispositivos e serviços inteligentes. A vivo está empenhada em conectar utilizadores espalhados pelo mundo, através da concepção de smartphones e dispositivos complementares vibrantes e inovadores, além de serviços que integram o desenvolvimento de tecnologia e design de formas criativas e únicas. Seguindo os valores fundamentais da empresa, que incluem a inovação, a orientação para o consumidor e o benfen*, a vivo implementou uma estratégia de desenvolvimento sustentável, com o objectivo de se tornar uma das principais empresas a nível mundial a longo prazo.

Com sede na China, apoiada por uma rede de 9 centros de Investigação e Desenvolvimento em Shenzhen, Dongguan, Nanjing, Pequim, Hangzhou, Xangai, Taipé, Tóquio e San Diego, a vivo está a focar-se no desenvolvimento de tecnologias de ponta orientadas para o consumidor, incluindo 5G, inteligência artificial, design industrial, fotografia e outras tecnologias que vão surgindo. A vivo também criou cinco centros de produção (incluindo um centro de produção autorizado da marca), em vários pontos da China, Sul da Ásia e Sudeste Asiático, com uma capacidade de produção anual de quase 200 milhões de smartphones. De momento, a vivo diversificou a sua rede de venda de modo a abranger mais de 30 países e regiões e conta com o apreço de mais de 370 milhões de utilizadores em todo o mundo.


*"Benfen" é um termo que descreve a atitude de se fazer o que está certo e de fazê-lo bem – o que corresponde à descrição ideal do que é a missão da vivo de construir tecnologia para o bem.


Acerca da ZEISS

A ZEISS é uma das principais empresas tecnológicas a nível internacional que desenvolve a sua actividade nos campos da óptica e da opto-electrónica. No último ano fiscal, o Grupo ZEISS gerou uma receita anual que ascende a 6,3 mil milhões de euros nos seus quatro segmentos Tecnologia de Fabrico de Semicondutores, Qualidade e Investigação Industrial, Tecnologia Médica e Mercados de Consumo (estado: 30 de Setembro de 2020).

Para os seus clientes, a ZEISS desenvolve, produz e distribui soluções altamente inovadoras para metrologia industrial e garantia de qualidade, soluções para microscopia para a investigação de materiais e ciências da vida e soluções de tecnologia médica para o diagnóstico e tratamento em oftalmologia e microcirurgia. O nome ZEISS é também sinónimo de uma das principais ópticas litográficas do mundo, que são utilizadas pela industria de chips para o fabrico de componentes para semicondutores. Existe grande procura a nível mundial para os produtos da marca pioneira ZEISS como, por exemplo, lentes para óculos, objectivas para câmaras e binóculos.

Com uma carteira de produtos alinhada com áreas de crescimento futuro como a digitalização, os cuidados de saúde e a produção de dispositivos inteligentes, a ZEISS, uma marca forte, está a moldar o futuro da tecnologia e a fazer constantemente avanços no mundo da óptica e campos relacionados com as suas soluções. Os significativos investimentos sustentáveis da empresa na área da investigação e desenvolvimento lançaram as bases para o sucesso e para a continuada expansão da liderança da ZEISS a nível de mercado e de tecnologia. A ZEISS investe 13 por cento das suas receitas em investigação e desenvolvimento – este elevado nível de despesa já tem uma longa tradição na ZEISS, constituindo também um investimento no futuro.

Com mais de 32 000 funcionários, a ZEISS desenvolve a sua actividade globalmente em mais de 50 países com cerca de 30 centros de produção, 60 empresas de venda e assistência e 27 instalações de investigação e desenvolvimento. Fundada em 1846 em Jena, a empresa tem actualmente a sua sede em Oberkochen, Alemanha. A Fundação Carl Zeiss, uma das maiores fundações na Alemanha dedicada à promoção da ciência, é proprietária única da holding, Carl Zeiss AG.

A ZEISS Consumer Products alia o negócio da empresa a objectivas para câmara fotográfica e de filmagem, binóculos, miras de detecção e óptica para caça. A unidade está alocada ao segmento Mercados de Consumo e está sedeada em Oberkochen, com representações em todo o mundo.


"Mais informações em www.zeiss.com/press e www.zeiss.com/cop/newsroom


Para mais informações, contactar:


vivo ZEISS Consumer Markets


Paul Zhao Joachim Kuss


E-mail: paul@vivo.com E-mail: joachim.kuss@zeiss.com


Telemóvel: +49 151 42 11 22 88"